Serviço Social: História, Pensamento e Práticas Profissionais

Este grupo de investigação está imediatamente ligado à origem do CLISSIS, no contexto do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, com todo o seu património histórico, documental e técnico-científico.

  • Promover o conhecimento sobre a história e pensamento teórico do serviço social, no sentido de reforçar a sua identidade profissional, como uma das disciplinas das ciências sociais, ligando o passado e o presente e contribuindo para o serviço social do futuro.
  • Investigar as práticas profissionais na intervenção do Serviço Social, numa perspetiva de avaliação do impacto social e da mudança social produzidos, e da inovação das metodologias de intervenção.
  • História do Serviço Social;
  • Impacto da formação em Serviço Social.

Projetos em curso:

PI 1: Para uma anamnese das primeiras escolas de Serviço Social: dos movimentos de criação à sua materialização na história (PAPESS)

ResponsáveisTeresa Paula Garcia Rodrigues da Silva e Hélder António da Rocha de Albuquerque Machado

Descrição: Este projeto pretende-se fazer o tratamento e a organização dos acervos documentais do ISSSL, com o objetivo de estudar, inventariar, preservar e divulgar os seus conteúdos através da aplicação de práticas arquivísticas, biblioteconómicas e museológicas.

No acervo do ISSSL, é particularmente importante uma coleção de monografias de final de curso elaboradas pelas alunas entre as décadas de 30 e 60 do século passado e que acabam por ser um valioso testemunho sobre a situação social vivida em aldeias, bairros e empresas, em todo o país.

No contexto deste projeto foi elaborada a tese de doutoramento da Professora Teresa Silva sobre a história do ISSSL, evidenciando o papel que desempenhou como laboratório de políticas sociais no contexto do Estado Novo.
Foi contratada uma prestação de serviços para ao tratamento do espólio documental, estando este projeto ainda em curso.

 

PI 2: Projeto FAS

ResponsávelMaria Isabel de Jesus Sousa 

Descrição: Tem como principal objetivo estudar o processo da formação de base em Serviço Social, enquanto processo de socialização de jovens adultos.

Mais especificamente, pretende pesquisar em que medida o processo formativo consolidou ou alterou as orientações sociais dos alunos, enquanto “traços culturais mais ou menos naturalizados, que podem funcionar como matrizes de comportamentos e ideias” (CASANOVA, 2004) e avaliar o grau de articulação entre valores pessoais e profissionais.

 

PI 3: Projeto PAPESS2
 

Responsáveis: Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva e Hélder António da Rocha de Albuquerque Machado

Descrição: Continuação da listagem e análise do património documental do Instituto do Trabalho Social, criando mecanismos de acesso à comunidade do Serviço Social, nomeadamente através da criação do Museu Virtual do Serviço Social.

Nome              ORCID CIÊNCIA ID
Cátia Sofia Monteiro do Couto - -
Cidália de Jesus Brás Craveiro 0000-0001-8238-5562 -
Elsa Montenegro Moreira Marques  0000-0001-9213-4476 -
Érica Maria Da Cruz - -
Hélder António da Rocha de Albuquerque Machado 0000-0002-9041-202X 3A1F-46E4-217C
José Alberto Mendes Falcão dos Reis 0000-0002-9674-8181 -
Maria Júlia Faria Cardoso 0000-0002-6170-3565 -
Maria Sidalina Pinho de Almeida 0000-0003-4315-5232 -
Nélson Alves Ramalho - 8810-338C-5E6E
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira 0000-0001-9486-5192 -
Paulo Jorge Amaral Soares 0000-0002-2038-6997 BC16-13FE-3F8D
Raquel Marta e Silva 0000-0003-4011-4021 -
Solisa Aldy Tavares Pekkari - -
Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva 0000-0002-5485-7961 -

Livros Nacionais

Almeida, Maria Sidalina

Nas transições escola-trabalho: a perspectiva do curso de vida e a intervenção do serviço social, in Almeida, J.; Sousa, P. Serviço Social na Escola. Contributos para o campo profissional. Famalicão: Húmus Editora

 

Livros Internacionais

CARVALHO, Maria Irene; TELES, Helena; SILVA, Teresa Paula; MILLAN, Laura Benitez (2018)

Social Services in Portugal: Taining for profession Portugal.SOCIAL WORK IN XXI CENTURY ST. Challenges for academic and professional training. Editorial Dykinson: ISBN: 978-84-9148-668-8 Madrid. P. 315-338

CARVALHO, Maria Irene; TELES, Helena; SILVA, Teresa Paula; ORTIZ, Virginia Carolina Ramírez (2018)

Los servicios sociales en Portugal: formación para la profesión portugal. TRABAJO SOCIAL EN EL SIGLO XXI. Desafíos para la formación académica y profesional. Editorial Dykinson: ISBN 978-84-9148-669-5. Madrid. P.559-584

 

Revistas Nacionais

Ferreira, P. (2017)

Serviço Social e vulnerabilidades laborais: desafios face à complexidade do mundo atual. Revista Intervenção Social 49-50

Marques, E. (2017)

Histórias de vida: um instrumento de pesquisa ao serviço da inclusão social. Revista Intervenção Social 49-50

Sousa, I. (2017)

Serviço Social: A dimensão política da profissão. Revista Intervenção Social 49-50

SOUSA, Isabel (2015)

“Serviço social em debate: que referenciais genéricos?”, em Intervenção Social, 42-45, pp. 11-23

Silva, Teresa Paula (2016)

Contributos para uma anamenese da primeira escola portuguesa de Serviço Social (1935-1955). Revista Intervenção social nº 47/48. ISSSL UL: Lisboa p 37 -61. Publicada em 2017.

Teles,H.; Ramalho, N.; Ramalho, V.;Ribeiro, S. “Características psicométricas da Utrecht Work Engagement Scale (UWES) aplicada a Assistentes Sociais em Portugal” (Março 2016)

submetido para publicação, Revista Análise Psicológica, ISPA – Instituto Universitário. ISBN (in print): 0870-8231 | ISBN (online): 1646-6020. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/index

 

Revistas Internacionais

Ferreira, Paula (2018)

O Serviço Social nas Empresas: Desafios e Oportunidades num Campo de Intervenção em Transformação, Trabajo Social Global Social Work, 8(14), 147-166, Disponível em: https://dx.doi.org/10.30827/tsg-gsw.v8i14.6847

Granja, Berta (2018)

Assistentes sociais, saber e identidade: reflexões sobre um processo de investigação etnográfica / Social workers, knowledge and identity: reflections on a ethnographic research process, Libertas, Vol.18 Nº2. Disponível em: https://libertas.ufjf.emnuvens.com.br/libertas/issue/view/269

Ferreira, Jorge, Helena Rocha, Paula Ferreira & Pablo Pérez (2016)

Derechos humanos y justicia social en la formación de trabajo social. In Esther Raya Diez & Enrique Pastor Seller, Trabajo Social, Derechos Humanos e Innovación Social, Pamplona: Thomson Reuters (Legal) Limited. ISBN: 978-84-9135-057-6

Ramalho, R., Ramalho, V., Teles, H.

“Necesidades formativas de los trabajadores sociales portugueses en tiempos de austeridad”, Documentos de Trabajo Social – Revista de Trabajo Social e Acción Social, Colegio Profesional de Trabajo Social de Málaga, Edición Especial 2º Congreso, pp. 189-201, Dezembro 2015. ISSN 1133-6552 / ISSN Electrónico 2173-8246. Disponível em: http://www.trabajosocialmalaga.org/archivos/revista_dts_numeros/RevistaIICongresoTSMalaga.pdf

Silva, Teresa Rodrigues; Teles, Helena (2019)

Health Promotion in Children and Youth: Contributions of Social Work in Building Collaborative Networks in Schools in Portugal.Child and Adolescent Social Work Journal. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10560-019-00606-x. ISSN 0738-0151. Volume 32. Number 1.

Teles,H.; Ramalho, N.; Ramalho, V.;Ribeiro S.

“Níveis de Bem-Estar e Stress Laboral dos Assistentes Sociais em Portugal” aceite para publicação no Livro de Atas do 8ª Congresso do Conselho Europeu de Pesquisas Sociais da América Latina [CEISAL] “Tempos pós-hegemônicos: sociedade, cultura e política na América Latina”, Instituto de Ibéro América, Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha, Junho-Julho 2016.

 

Teses

Silva, Teresa Paula Garcia Rodrigues da (2016)

A primeira escola de Serviço Social em Portugal: o projeto educativo fundador e a configuração do campo de conhecimento (1935-1955). Orientação de Marina Manuela Santos Antunes. Lisboa : [s.n.]. Tese de doutoramento em Serviço Social, Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada. Exame público realizado em 13 de janeiro de 2017. Disponível em: http://repositorio.ulusiada.pt/ handle/11067/2695

SOUSA, Isabel de (2015)

Serviço Social e Democracia Local - Desafios do Quotidiano dos Assistentes Sociais” Tese de Doutoramento. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/11591​